domingo, 11 de maio de 2008

O Tapete Do Jogo


Cada carta jogada ou descartada é colocada no Tapete de Jogo. O exemplo abaixo mostra onde colocar os Baralhos de YU-GI-OH! e as cartas que são trazidas a jogo durante um Desafio.

A. Zonas de Cartas de CampoAs Cartas de Magia de Campo são jogadas aqui. Apenas 1 Carta de Magia de Campo pode estar em jogo a cada dado momento (Cartas de Magia de Campo).B. Zona de Cartas de MonstrosAs Cartas de Monstros podem ser jogadas (viradas para cima) ou postas em Campo (viradas para baixo) nos 5 espaços da Zona de Cartas de Monstros, segundo as regras de Fase Principal 1.IMPORTANTE! A Zona de Cartas de Monstros tem um limite de 5 cartas. Uma vez ocupados os 5 espaços nesta Zona, nenhuma outra Carta de Monstro pode ser jogada ou posta em Campo até que exista um espaço aberto na Zona de Cartas de Monstros.C. Zona do Baralho de FusãoQuando se joga com Cartas de Monstros de Fusão, coloca-se o Baralho de Fusão virado para baixo neste local (Monstros de Fusão).D. CemitérioQuando as cartas são destruídas, são descartadas para este local, viradas para cima. O conteúdo do Cemitério é de conhecimento público, e o oponente pode consultá-lo a qualquer instante. É necessário obter a permissão do oponente antes de ver as cartas no seu Cemitério.E. Zona de Cartas de Magia & ArmadilhasAs Cartas de Magia e de Armadilha podem ser jogadas (de face para cima) ou postas em jogo (de face para baixo) nos 5 espaços da Zona de Cartas de Magia e Armadilha, segundo as regras da Fase Principal 1.IMPORTANTE! A Zona de Cartas de Magia e Armadilha tem um limite de 5 cartas. Uma vez ocupados os 5 espaços da Zona de Cartas de Magia e Armadilha, nenhuma outra Carta de Magia (excepto Cartas de Magia de Campo) OU Carta de Armadilha poderá ser jogada ou colocada em Campo até que haja um espaço livre na Zona de Cartas de Magia e Armadilha. Este limite de 5 cartas inclui as Cartas de Magia de Equipamento usadas para equipar Cartas de Monstro do adversário.F. Zona de BaralhoColoca-se aqui o Baralho, virado para baixo. O Baralho Auxiliar não é colocado no Tapete de Jogo. O Jogo de Cartas Coleccionáveis YU-GI-OH! também pode ser jogado sem o Tapete de Jogo, desde que se coloquem as cartas nas posições indicadas.
Uma palavra sobre os termos de jogo
Jogar - Sempre que se usam ou activam os efeitos de uma carta, se mudam as posições de Ataque/Defesa de uma carta ou se coloca uma carta em campo, está-se a fazer uma "jogada". Quando se joga uma carta, o seu efeito é imediato.
Por em Campo - Ao acto de colocar uma carta virada para baixo no campo chama-se "Por em Campo". Uma carta assim colocada não é activada de imediato. Uma Carta de Monstro "Colocada em Campo" não é considerada com tendo sido invocada até que seja Revelada (virada para cima). Um monstro Colocado em Campo tem de ser colocado HORIZONTALMENTE, em Posição de Defesa, virado para baixo (os monstros invocados normalmente são colocados VERTICALMENTE, em Posição de Ataque, virada para cima). Cartas de Magia E Armadilha Colocadas em Campo, são colocadas verticalmente.
O Campo - Ao longo destas regras, e nos próprios textos das cartas, a Zona de Cartas de Monstro, a Zona de Cartas de Magia e Armadilhas e a Zona de Cartas de Campo serão conjuntamente chamadas de Campo.
Destruída - Uma carta que é enviada para o Cemitério é considerada destruída.
Removida de Jogo - Uma carta removida de jogo NÃO é enviada para o Cemitério. Por outro lado, é colocada de lado e não é permitida a sua reentrada no Duelo corrente.

Cartas de Monstros de FusãoDurante o turno, tendo na mão ou em campo a Carta de Magia "Polymerization" e os Monstros-Material de Fusão requeridos para formar um Monstro de Fusão, pode executar-se uma Fusão, como uma Invocação Especial, activando a "Polymerization" (Invocação Especial).Quando se executa uma Fusão, selecciona-se a Carta de Monstro de Fusão apropriada do Baralho de Fusão e coloca-se virada para cima num espaço livre da Zona de Cartas de Monstros quer em Posição de Ataque quer em Posição de Defesa. As 2 (ou mais) Cartas de Monstros-Material de Fusão utilizadas, tal como a Carta de Magia "Polymerization" são então destruídas.Quando um Monstro de Fusão é destruído, é enviado para o Cemitério. Se uma Carta de Monstro de Fusão for enviada para a mão, coloca-se no Baralho de Fusão.NOTA: Uma vez que uma "Fusão" é considerada uma Invocação especial, a carta estará imune a cartas como "Trap Hole". Ainda pelo mesmo motivo, é possível Invocar normalmente ou Colocar em Campo outro monstro no mesmo turno.Exemplo:Os Monstros-Material de Fusão para o "Darkfire Dragon" ("Firegrass" e "Petit Dragon") estão no campo e na mão, E a carta "Polymerization" está também na mão. Declara-se que se vai executar uma Fusão e coloca-se a "Polymerization" na Zona de Cartas de Magia e Armadilhas.Selecciona-se o "Darkfire Dragon" do Baralho de Monstros de Fusão e coloca-se num espaço livre da Zona de Cartas de Monstros. É de lembrar que um monstro invocado para o campo deste modo é considerado uma Invocação Especial, e permite ainda realizar uma Invocação normal ou Colocar em Campo outro monstro no mesmo turno.As cartas usadas - "Firegrass", "Petit Dragon", e "Polymerization" - são todas colocadas no Cemitério uma vez concluída a Fusão.

Cartas de Monstros de RitualDurante o turno, tendo uma Carta de Monstro de Ritual na mão e a Carta de Magia de Ritual específica mencionada na Carta de Monstro de Ritual (na mão ou no campo), assim como as Cartas de Monstro requeridas como Tributo, pode-se efectuar uma Invocação por Ritual, activando a Carta de Magia de Ritual. Para tal seguem-se as instruções da Carta de Magia de Ritual.A Carta de Monstro de Ritual é então colocada virada para cima num espaço livre da Zona de Cartas de Monstros quer em Posição de Ataque quer em Posição de Defesa. Os monstros usados como Tributo e a Carta de Magia de Ritual são então destruídas.Quando um Monstro de Ritual é destruído, é enviado para o Cemitério. Se uma Carta de Monstro de Ritual é devolvida para a mão, não pode ser colocada de novo em jogo sem que se execute uma outra Invocação por Ritual. Um monstro invocado para o campo deste modo é considerado uma Invocação Especial, e permite ao jogador realizar no mesmo turno uma Invocação normal ou Colocar em Campo outro monstro.

Cartas de Monstros de EfeitoA gama total de Cartas de Monstros de Efeito está dividida nos seguintes tipos:
Revelação - O efeito do monstro é activado quando a carta é Revelada (virada de face para cima). O efeito também é activado se a carta for Revelada como resultado de uma Carta de Magia ou Armadilha ou do ataque de outro monstro.
Efeito Contínuo- Enquanto este monstro permanecer de face para cima no campo, o seu efeito permanece activo. Quando o monstro é virado de face para baixo, o seu efeito já não é considerado activo.
Efeito de Custo * - Os custos variam de carta para carta, pelo que se deve ler atentamente o texto apresentdo em cada carta.
Efeito de Reacção - Estas cartas são activadas quando é infligido Dano Directo aos Pontos de Vida de um oponente (Dano Directo), ou quando é preenchido um requisito específico indicado no próprio texto da carta.
Efeito de Multi-Reacção * - São Cartas de Monstro(s) de Efeito especiais, que podem mesmo ser activadas durante o turno do adversário.
* Estes tipos de Monstros de Efeito serão incluídos em futuros lançamentos de YU-GI-OH! e não aparecem neste Baralho Iniciante.

Nenhum comentário: